PATENTES - INOVAÇÃO

As soluções desenvolvidas pela empresa buscam sempre surpreender os clientes através de alternativas específicas para cada tipo de serviço prestado. Um exemplo disso, são as tecnologias para Restauração Ambiental patenteadas, em parceria com a UTFPR Câmpus Dois Vizinhos. A seguir, são listadas as tecnologias patenteadas.

NUCLEAÇÃO INTENSIVA

A tecnologia denominada Nucleação Intensiva (NI) é uma técnica de reflorestamento que visa promover a restauração ecológica de áreas degradadas, através da aplicação de um conjunto de técnicas de nucleação (poleiros e abrigos artificiais para fauna, plantio de placas de banco e chuva de sementes, coberturas vivas e plantio de núcleos de árvores e bromélias), que recobre um terço da área degradada, permitindo e incentivando que nos demais espaços seja restabelecida uma complexa rede de interações entre os organismos. Esta tecnologia está incluída no “Catálogo FORTEC de Tecnologias Verdes – Negócios Sustentáveis”.

As técnicas de NI foram baseadas no modelo teórico das técnicas de nucleação de Reis et al. (2003, 2010). No entanto, apresenta os seguintes diferenciais em relação aos trabalhos de nucleação convencional: i) aplicação de técnicas de nucleação em faixas opcionalmente mecanizáveis; ii) arranjo sistematizado que visa otimizar o rendimento operacional em larga escala e iii) intensidade significativamente maior de uso de técnicas de nucleação (implantação em 33,33% da área total, enquanto outros autores citam em torno de 10%); iv) inovações tecnológicas patenteadas para  o uso das técnicas.

Refúgio Armado para Fauna Silvestre (RAFS)

técnica de reflorestamento que visa acelerar a interação da fauna em áreas desmatadas e degradadas através da disponibilização de um equipamento especializado para abrigo artificial de animais.

Coletor Móvel de Chuva de Sementes (CMCS)

equipamento especializado que se propõe à restauração de áreas degradadas através da coleta de chuva de sementes provinda de florestas naturais conservadas. Após coletada, as sementes são germinadas em viveiros florestais para produzir mudas para plantio em reflorestamentos.

Bandeja Sementeira Móvel (BSM)

bandeja plástica retangular projetada para o armazenamento de substrato para produção de mudas a partir da semeadura indireta

Bandeja para Produção de Placas de Mudas Florestais (BPPMF)

bandeja plástica retangular projetada para o armazenamento de substrato para produção de mudas germinadas da chuva de sementes coletadas em florestas naturais (fenômeno natural onde um conjunto de sementes é depositado num determinado local da floresta através de diversos modos de dispersão, sendo os animais e o vento os principais agentes dispersores), e também de solo proveniente de banco de sementes de áreas naturais

Amostrador de Banco de Sementes Florestais (ABSF)

equipamento especializado que visa promover a restauração de áreas degradadas através da coleta do banco de sementes dos solos florestais (depósito de sementes armazenadas naturalmente na porção superficial do solo que germinam quando expostas à luz plena).

Objetivo principal das patentes foi desenvolver produtos para permitir a insersão da Núcleação Intensiva no mercado (técnica desenvolvida através da expertise do professor Bechara), oferecer um serviço único e inovador, possibilitando seu uso em larga escala, especialmente em ambientes frágeis, ou de grande valor ambiental.

Entre em contato conosco